Um Pouco de Sustentabilidade

Sabemos que a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade estão em alta e que são de suma importância.
Entretanto, sabemos também o quanto ainda é difícil praticar a sustentabilidade, seja pela dificuldade de inserir hábitos na nossa “rotina louca” como o da coleta seletiva de lixo domiciliar, auxiliando muito o desenvolvimento da reciclagem; seja pelo custo alto dos materiais. Por exemplo, construir uma casa sustentável demanda um esforço financeiro muito maior do que uma construção normal, a qual desperdiça água e não aproveita a luz solar.
Além disso, ainda temos o maior de todos os obstáculos que é a resistência do sistema capitalista dominador sob o qual vivemos. Mesmo assim, algumas empresas – ainda que com objetivos ocultos, o que não importa agora – conseguem, através de parcerias, desenvolver produtos sustentáveis demonstrando talento, competência, responsabilidade e que estão antenadas com mundo em que vivemos.
Entendi então (mesmo não sendo simpatizante deste sistema capitalista), que uma maneira de ajudar seria dando visibilidade a essas iniciativas, por mais que consideremos o produto banal ou que não seja do nosso uso. Já que divulgamos de tudo nas redes sociais, por que não divulgar boas iniciativas?

cklWEx6ZDNXbFO0OsOy1h0jL4ns9_A8OCd3kvSmqi0YXW06CiZTMVat45gZNJqJd5LEYu2JE1p3l_1MmBG2OAg
Dessa forma, escolhemos começar por um produto que para algumas pessoas talvez não tenha grande importância, somente para demonstrar que o que vale é a iniciativa – embora seja um objeto do nosso gosto pessoal.
A empresa chilena (feliz por ter sido na América do Sul) Bureo cria skates sustentáveis e ano passado, a partir de estudos com a intenção de diminuir a poluição no oceano, criou o modelo “The Minnow”, que utiliza na sua produção redes de pesca descartadas e coletadas na costa chilena. O material coletado corresponde a 10% de todo lixo jogado no mar do Chile e o projeto foi financiado coletivamente.

1accca51e04630164676664a83d097e2_large

Outros acessórios do modelo também são feitos de materiais biodegradáveis, como as rodas, em que é utilizado óleo vegetal. Para saber mais é só procurar “Minnow skate” em www.bureoskateboards.com.

Continuaremos a divulgar produtos e ações com essa tendência, deixando claro que não se trata de publicidade, apenas divulgação de boas ideias e consumo consciente.

E você? Conhece algum produto ou iniciativa sustentável? Conta aí!

Abraços,

QI

Comente pelo Facebook

Comentários

José Guimarães Gomes Júnior

About José Guimarães Gomes Júnior

Quando criei o Questão de Interessância, pensei numa forma de dividir e divulgar ideias, além de oferecer e compartilhar espaço com quem não tem. Gosto de escrever durante a noite na companhia da insônia que frequentemente me visita. Escrevo também nas viagens para o trabalho, já que o trânsito caótico e o transporte público de má qualidade do Rio de Janeiro me proporcionam tempo para isso.

2 thoughts on “Um Pouco de Sustentabilidade

  1. Fernando Jose Ferreira Bastos
    22 de novembro de 2014 at 14:27

    Interessante essa pequisa gostei muito outras pessoas deveriam procurar solucoes como a do Chile

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *